A opinião do nosso cliente

15/06/2012 - Empresário Orlando Carlos da Silva Júnior - Presidente do Grupo Jorlan

 

Empresário Orlando Carlos da Silva Júnior
Presidente do Grupo Jorlan

Como empresário do ramo de concessionárias, utilizo estruturas em aço por diversos fatores como a rapidez na execução da obra o que nos trás a remuneração do investimento muito antes quando comparado ao concreto armado.
É fantástico saber que enquanto na obra executam as fundações a estrutura já está sendo fabricada e pré-montada com qualidade e precisão. Dependendo do porte da obra quando se conclui as fundações a estrutura já está toda fabricada ou pelo menos metade o que já viabiliza o início de sua montagem.
Não apenas o aspecto da velocidade de obra nos faz optar pelo aço, a liberdade no projeto arquitetônico criando fachadas incríveis e a esbeltez de vigas e pilares que nos fazem ganhar área útil tornam o aço grande aliado em nossas obras. Na atualidade mais um fator tem sido determinante nesta escolha. Vivemos um momento de grande demanda por mão de obra na área da construção civil, a escassez de mão de obra qualificada na carpintaria, no corte e dobra das ferragens, na concretagem torna cada dia mais difícil e cara a opção pela construção em concreto armado, sem contar nos prazos que são sempre maiores, montagem de escoramentos, fôrmas, ferragens e depois a espera da cura do concreto.
Para atender melhor nossos clientes, ampliando áreas e as vezes por exigências dos fabricantes dos veículos, as reformas e ampliações são freqüentes e neste ponto o uso do aço é incontestável, quem não quer uma reforma mais limpa e mais rápida sem grandes transtornos aos colaboradores e clientes?
Em conjunto à estrutura de aço a laje steel-deck também vem sendo usada em nossas obras com o objetivo de reduzir prazos e a necessidade de mão de obra com montagem de escoramentos e fôrmas já que este tipo de laje funciona como fôrma e não necessita de escoramentos.
 

Vejam algumas obras do Grupo Jorlan executadas em aço, cada uma com sua particularidade:
 

Concessionária Tork - Brasília


Projeto arquitetônico de grande complexidade principalmente na fachada que imita uma biela de motor estilizada.
Área: 3.142 m²
Peso: 93 ton

 

Concessionária Honda Plaza - Brasília
 

Devido à limitação da cota de soleira a concessionária possui 5 níveis de subsolo. Possui vãos entre pilares de até 12 metros devido ao grande fluxo de veículos no interior da concessionária e otimização das vagas de estacionamento.
Estrutura esbelta com altura dos perfis de vigas limitada devido ao baixo pé direito dos pavimentos.
Peso: 700 ton

 

Complexo de concessionárias Renault, Honda e Chevrolet Brasília (Em construção):

Uma das maiores obras já realizadas pelo grupo com a integração de três concessionárias em um mesmo local.

Houve a necessidade de grande velocidade de execução devido ao prazo de inauguração bastante apertado, foram montadas 1.200 ton de estruturas em apenas 4 meses com o uso de lajes steel-deck visando também a agilidade nas etapas posteriores à montagem das estruturas.

Estrutura esbelta e otimizada com pilares em perfis soldados e laminados de seção variável e vãos de até 12,5 metros entre pilares com alturas das vigas limitadas a 610 mm.

Área: ~42.000 m²

Peso: 1.500 ton

 

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